16 de jul. de 2015

LÁPIDE em HOMENAGEM ao MESTRE SEIHIN YAMANOUCHI

Quinta-feira, 16 de julho de 2015 - 15h
CCOB - Rua Sete de Setembro, 1670 – Diadema – SP

Na tarde do dia 16 de julho, foi realizada cerimônia de apresentação da lápide com o poema do Mestre Seihin Yamanouchi do Ryukyu Koten Ongaku, no entorno do lago ornamental do Centro Cultural Okinawa do Brasil.


A lápide foi redescoberta depois de 60 anos e consta da página 155 do livro “Um Século de História em Fotos” editada em 2014 como parte da comemoração do Centenário da Imigração Okinawana ao Brasil.


Na placa lê-se o texto:
O poema gravado nesta lápide é um poema de Ryukyu de autoria do Mestre Seihin Yamanouchi, que esteve em visita ao Brasil em 1954, para participar do Festival Internacional de Música Folclore na qualidade de representante japonês, dentro da programação das festividades da comemoração do IV Centenário da Cidade de São Paulo.
Dia o poema: “A música é arma pacífica que traz a harmonia ao mundo, a música poderá destruir até a bomba atômica”.
A comunidade nikkei no início da década de 50 estava bastante tumultuada, devido aos resquícios das desavenças entre partidários ‘vitoristas’ e ‘derrotistas’. O Mestre em sua peregrinação pelo interior do território brasileiro pregou a reconciliação e unidade dos provincianos através da música, e se dedicou intensamente na divulgação da Ryukyu Koten Ongaku (Música Clássica de Ryukyu), que impressionou profundamente a comunidade okinawana. Em 02 de outubro de 1954 os líderes Zaihaku Okinawa Kenjinkai resolveram erigir o monumento, no recinto de Nipponsô (administrado pelo Sr. Koichi Miyoshi), para homenagear e perpetuar os seus feitos, o sentimento anti-guerra e pela paz do Mestre Yamanouchi. A lápide havia perdido de vista devida à mudança da Nipponsô. Felizmente, pelo esforço dos membros da edição de ‘Um Século da História em Fotos’ foi redescoberta depois de mais de 50 anos e graças à compreensão e gentileza da Nipponsô, viabilizou a sua transferência no recinto do Centro Cultural de Okinawa.
Nesta oportunidade registra-se profundo sentimento de gratidão pelo apoio e colaboração financeira dos associados e demais simpatizantes.
16 de julho de 2015.










Nenhum comentário:

Postar um comentário