8 de fev. de 2015

SANSHIN - Circuito de Exibição do Documentário - Guarulhos

Domingo, 8 de fevereiro de 2015 - 18:30h

Associação Okinawa de Guarulhos - R. Salvador Gaeta, 190 - Vl. Augusta - Guarulhos


















Em continuidade ao trabalho de divulgação do documentário Sanshin, a próxima exibição será na Associação Okinawa de Guarulhos, no domingo dia 8 de fevereiro de 2015, às 18:30h. 
Entrada franca.

Associação Okinawa de Guarulhos
Local: R. Salvador Gaeta, 190 - Vila Augusta - Guarulhos
Data: 8 de fevereiro de 2015
Horário: 18:30h

Sinopse do filme:
"Em meio a relatos de experiências e reminiscências de okinawanos e descendentes, o documentário aborda traços significativos da cultura de Okinawa - Japão a partir do "Sanshin", que chegou ao Brasil em 1908 pelas mãos dos primeiros imigrantes.
Vigoroso na transmissão de um legado cultural milenar, o Sanshin é um instrumento musical que, ao acompanhar o canto no idioma nativo da Ilha, evoca um elo histórico e espiritual com os antepassados; a força de uma tradição ancestral ainda pulsaste".

Com duração de 100 minutos, o documentário é uma iniciativa da Kinema e da Associação Okinawa Kenjin do Jabaquara. Direção de Fábio Rodrigues, roteiro de Cínthia Takiguthi e produção de Tatsuo Sakima. 

O filme "SANSHIN" pretende abordar a cultura e a história dos descendentes de Okinawa (Japão) no Brasil, tendo como eixo orientador o Sanshin.
O Sanshin guarda uma relação de afetividade na preservação da cultura e tradição dos costumes de Okinawa que beira a uma força religiosa. Historicamente Okinawa sempre primou pela aproximação amistosa com outros povos por meio da música e artes cênicas, e o sanshin sempre ocupou lugar de destaque nesse cenário. Isso sendo transmitido através de gerações e gerações, como cultura de formação do povo, arraigou de tal forma que no Brasil, até gerações mais recentes se interessam por essa arte.

veja também em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário